O que nos inspira…

Ainda muito jovem Dr. Sérgio Felipe de Oliveira teve um sonho: criar uma Universidade livre, sem fronteiras, respeitando a diversidade cultural e religiosa do sujeito e da sociedade, em busca da integração da ciência com a espiritualidade. E que essa Universidade estivesse presente em diversos lugares do mundo, a fim de resgatar saberes de culturas esquecidas, não hegemônicas e que tragam, em comum, conhecimento espiritual compatível com as modernas fronteiras da ciência.

Em busca dessa integração, iniciou suas pesquisas visando entender os mecanismos das relações entre o cérebro, o corpo e o espírito, desenvolvendo estudos na área de neuroanatomia ultraestrutural, que redundou em seus estudos sobre a glândula pineal humana na Universidade de São Paulo. A partir dos resultados obtidos, desenvolveu proposição de integração da dimensão espiritual com repercussão na medicina, na psicologia e na educação.

O que era um sonho se tornou realidade. A semente plantada germinou dando origem à Uniespírito – Universidade Internacional de Ciências do Espírito: uma universidade livre diferente dos padrões acadêmicos convencionais. Visa a capacitação de pessoas para a realização de projetos transformadores de ação social e desenvolvimento da pessoa com características transculturais e transdisciplinares. Utiliza modelo integrativo bio-psico-sócio-espiritual, conforme proposto no Protocolo WHOQOL-100 da OMS (Organização Mundial de Saúde), respeitando a diversidade humana, religiosa e cultural do sujeito e da sociedade.

Missão

Ser fonte geradora de conhecimento, a partir da integração dos saberes, das culturas que resgatam a espiritualidade, buscando a interface com a ciência e o resgate dos direitos humanos, contribuindo para a geração de ações transformadoras dentro de uma abordagem transdisciplinar.

Visão

Estimular a geração de paz, qualidade de vida, harmonia da natureza, justiça social com equanimidade humana e cultural, integração das culturas e saberes para a valorização da vida em todas as suas formas e condições de manifestação.

Valores

  • Integridade, ética e respeito (não discriminação humana, cultural ou religiosa)

  • Conhecimento orientado para ação da solidariedade, da paz e do amor

  • Integração comunitária

  • Diálogo inter-religioso

  • Ciência e espiritualidade

Atividades de estudo e pesquisa da Uniespírito

A promoção de saúde, objeto central de nosso estudo é prioridade proposta pela OMS (Organização Mundial de Saúde), conforme a Carta de Ottawa esclarece não ser responsabilidade só do médico ou do profissional de saúde, mas, sobretudo, de todo cidadão. Interessante lembrar que a dimensão espiritual passa a fazer parte da promoção de saúde. Portanto, o curso de entrada da Uniespírito segue a proposta da OMS. A aplicação dos conceitos estudados se dá em projetos de ação social envolvendo os seguintes focos de atenção:

  • Clínica Escola de Capacitação Médica
  • Grupo de Oncologia
  • Grupo de Prevenção ao Suicídio
  • Grupo Infantil, Família e Psiquismo Fetal
  • Grupo Vida após a Vida
  • Grupo SALVA – Serviço de Apoio na Libertação dos Vícios e do Álcool
  • Grupo Bem Estar Evocado
  • Grupo de Psiquiatria
  • Grupo Mundo Corporativo
  • Cuidados em feridas complexas e epidermólise bolhosa

Os alunos escolhem a área de conhecimento e se organizam em torno do tema sobre o qual têm interesse, tendo como base a teoria aprendida no curso com foco na saúde integral e o domínio espiritual, conforme as abordagens propostas a partir das pesquisas realizadas por Dr. Sérgio Felipe sobre a Glândula Pineal humana e suas implicações em ciência e prática de saúde.

A concepção de saúde envolve o paradigma espiritual conceituado não só como valores, a axiologia do amor, da paz, como também o aspecto fenomenológico de vida após a morte, comunicabilidade entre o mundo espiritual e o corporal e as consequências de integração deste domínio, de acordo com descobertas científicas da atualidade neste campo.

O objetivo dos Grupos de Estudo e Pesquisa da Uniespírito é formar e capacitar os alunos em agentes transformadores da sociedade, implicando em sua transformação interior. No caso de médicos e profissionais de saúde, a clínica escola permite vivenciar as proposições pesquisadas e estudadas junto a assistência aos pacientes nas diversas áreas de atenção em saúde.

Obs: Os trabalhos têm a orientação e supervisão de Dr. Sérgio Felipe de Oliveira e dos profissionais de saúde do Pineal Mind Instituto de Saúde.

Sobre Dr. Sérgio Felipe

Sérgio Felipe de Oliveira, formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em 1988, é atuante na área de clínica geral com foco na área de saúde mental, psiquiatria, síndromes cerebrais orgânicas e atendimento a pacientes com moléstias complexas de difícil diagnóstico, abordando o paciente nos seus aspectos biológicos, psicológicos, sociais e espirituais.

Mestre em Ciências pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP com área de concentração em Anatomia, Neuroanatomia e Ultraestrutura Cerebral. O seu trabalho de pesquisa versa sobre o estudo da ultraestrutura da glândula pineal humana com microscopia eletrônica.

É Diretor clínico e sócio-proprietário do Pineal Mind Instituto de Saúde onde faz seus atendimentos como clínico-geral  e desenvolve estudos e projetos de pesquisa qualitativa associando conceitos de psicologia, psiquiatria, biofísica, biologia e espiritualidade.

  • Professor responsável pela disciplina optativa Medicina e Espiritualidade para graduandos de medicina da Faculdade de Medicina da USP, nos anos de 2007 a 2014.
  • Em 2010, inicia seu trabalho como Professor convidado externo, do curso de especialização de Teorias e Técnicas em Cuidados Integrativos da UNIFESP do Setor de Investigação de Doenças Neuromusculares do Departamento de Neurologia e Neurocirurgia da Faculdade de Medicina da UNIFESP.
  • Em 2017, funda a disciplina Medicina e Espiritualidade da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense, onde hoje é Professor Colaborador.

Nascimento: 27/03/1965   Local: Indaiatuba, SP    Educação: Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo    Ocupação: Médico e Professor     Especialização: Clínico Geral